Educação Inclusiva: CIG promove formação continuada para profissionais do Núcleo de Atendimento Educacional Especializada

8 de abril de 2019

Fotos: Bruna Oliveira

Nesta segunda-feira (08), o Centro de Inclusão de Gravatá – (CIG) promoveu um enconro de formação continuada para os profissionais do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – (NAEE) da rede municipal de ensino.

Com o objetivo de capacitar os profissionais que trabalham diretamente com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, deficiência, ou transtornos do desenvolvimento, o NAEE promove capacitações mensais para os professores, psicopedagogos, cuidadores, professores auxiliares e intérpretes de libras e braile que diariamente atuam nas salas de aula para reduzir as barreiras das dificuldades vivenciadas por estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

“Nessas reuniões há uma troca de experiências. O profissional da educação inclusiva faz o intermédio entre o professor, a aprendizagem e o aluno, ajudando-o no desenvolvimento das suas capacidades cognitivas e de relacionamento. Este atendimento diferenciado e as capacitações são de extrema importância para a efetivação da inclusão nas escolas,” disse Joselma Maria, professora do Atendimento Educacional Especializado – (AEE), da escola do CAIC.

 

“Desde o primeiro ano da gestão, em 2017, este projeto foi implantado na cidade de Gravatá. O Prefeito Joaquim Neto sempre teve um olhar muito cuidadoso para este tipo de causa e fez questão de manter esta ação com firmeza até agora,” registrou Simone Rocha, Coordenadora do CIG.

 

Sizele Vanessa, professora do AEE no CAIC, disse que participa de todas as formações continuadas e acredita na contruibuição destes encontros para a formação dos profissionais.

“Na sala do AEE, nós ajudamos os alunos com algum tipo de dificuldade educacional. É muito importante este tipo de formação, pois é ela que nos motiva mais no nosso trabalho, ao nos manter atualizados para realizarmos nossa prática profissional da melhor forma possível,” completou.

Além de ser oferecido nas dependências do próprio CIG, o AEE é ofertado em escolas da rede municipal, através das salas de recusos multifuncionais, que dispõem de instrumentos e tecnologia que permitem o desenvolvimento, de forma especializada, dos processos educacionais de alunos com dificuldades na aprendizagem. Nestes espaços, os profissionais realizam atividades específicas para cada aluno no horário do contraturno escolar.

Last modified: 8 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content