Distritos de Russinha e Avencas celebram desfile cívico

16 de setembro de 2018

Fotos: Bruna Oliveira / SECOM Gravatá

O domingo (16) foi marcado por várias homenagens à pátria. Pela manhã, o distrito de Russinha sediou mais um desfile cívico, em alusão ao dia da Independência do Brasil.

Banda Marciais de Gravatá encantaram o público presente. O grupo de dança Arte e Movimento abriu o desfile ressaltando o tema deste ano:  “Inspirar para transformar: a trajetória de personalidades que colaboraram para a construção de uma sociedade melhor”.

O destaque do desfile foi para Escola Municipal de Russinha,  Francisco Galdino Chaves, que estreou com a banda marcial. O grupo foi fundado em 25 de julho deste ano e já conta com 40 integrantes e instrumentos musicais e fardamentos novos entregues pela gestão do Prefeito Joaquim Neto.

“Ficamos muito felizes em perceber os frutos do trabalho que vem sendo feito nas escolas. Em menos de dois meses esses anos alunos já mostram o grande talento para música, orgulhando os pais e a todos aqui presentes. Assim que assumi a gestão, uma das prioridades foi resgatar o desfile cívico nos distritos, isso aqui é inclusão e cidadania para todos”, destacou o Prefeito.

O evento foi marcado por uma série de homenagens à personalidades que contribuíram para a história do Brasil e de Gravatá, a exemplo da professora Maria Inês Cabral, representada pela irmã Maria Madalena Cabral.

“Estou emocionada e sem palavras para agradecer o dia de hoje. Minha irmã, se estivesse viva, ficaria muito feliz em ver que o trabalho dela permanece vivo nessa geração, sendo incentivado e compartilhado com todos. É uma bela iniciativa da gestão em homenagear aqueles que tanto fizeram por esta cidade”.

Em Avencas, o desfile teve início por volta das 15h e também contou com apresentações de bandas marciais. A escola do distrito, José Batista de Melo, desfilou contando a história de grandes mulheres que inspiraram e que são exemplos até hoje, como Irmã Dulce e Carmem Miranda.  Maria José de Lima foi ver a sobrinha desfilar e ficou surpresa com a qualidade do evento.

“Tá ficando cada vez melhor. Hoje aprendi muito sobre as história de muita gente e fiquei emocionada por ver nosso jovens participando de um momento tão importante como este. Eu agradeço ao Prefeito e todos que fazem parte da Secretaria de Educação por  trazer de volta os desfiles para os nossos distritos”, destacou a dona de casa.

Outro momento marcante do desfile foi a  entrega de um quadro ao  vice-prefeito Danilo Melo, com a foto do pai, João Batista de Melo, falecido no último dia 5 de setembro.

“Meu pai era uma pessoa que tinha um carinho muito grande por esse distrito, nossa família tem história aqui, tanto que a escola leva o nome do meu avô. Tenho certeza que ele ficaria muito honrado em receber essa homenagem, meu pai gostava das pessoas, vivia para família e está fazendo muito falta para todos.” Disse Danilo, emocionado.

As apresentações cívicas seguem nos distritos. Confira a programação:

22/09/2018
Uruçu-Mirim – 14h

23/09/2018
Mandacaru – 14h

 

Last modified: 17 de setembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content