Distrito de Uruçu-Mirim recebe Pré-conferência de Assistência Social nesta quinta (18)

18 de julho de 2019

Foto: Bruna Oliveira/SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá realizou na tarde desta quinta-feira (18), no distrito de Uruçu-Mirim, a Pré-conferência Municipal de Assistência Social. Sob a temática para o ano de 2019 “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, o evento antecede a conferência municipal que acontecerá no dia 30 de julho em Gravatá.
Sob a coordenação das equipes da Secretaria de Assistência Social, o evento aconteceu no Mercado Público do distrito e reuniu moradores, servidores públicos e membros do conselho municipal responsáveis pela pasta. 
O objetivo foi preparar os moradores da localidade para a participação da conferência municipal, que terá o intuito de discutir, elaborar e apresentar projetos que enriqueçam as políticas públicas voltadas para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além disso, na ocasião, foram eleitos os delegados titulares e suplentes, que serão aqueles que representarão o distrito na conferência e terão o poder de voto na hora de escolher as melhores propostas para o município.
“O principal intuito das pré-conferências é discutir e dar voz a toda a sociedade, para que ela possa apontar as dificuldades da assistência social e as soluções para os problemas identificados. Nos encontros, também são  apresentadas as ações já realizadas, os objetivos alcançados e o que ainda falta ser feito”, explicou Josenildo Sales, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Gravatá. 
Os participantes se dividiram em três grupos diferentes, conforme os eixos temáticos da conferência, que são “A Assistência Social como Direito do Povo”, “Financiamento Público” e “Participação Social”. Ana Cláudia, Coordenadora do CRAS I, falou sobre a importância do engajamento dos moradores nesse processo.
“Nós incentivamos os moradores a falarem suas ideias e opiniões sobre os temas abordados para que possamos refletir e contribuir juntos”, falou.
Maria Ribeiro foi uma das moradoras que fez questão de participar e de ficar ciente dos seus direitos e deveres.
“É a primeira vez que participo de uma pré-conferência. O ponto das discussões que mais me chamou a atenção foi o que falou sobre os direitos dos idosos e da proteção e cuidado que eles precisam. Pretendo participar da conferência municipal também”, relatou. 
As pré-conferências em Gravatá acontecem nos distritos para garantir uma maior participação e contribuição de toda a sociedade na construção das propostas e metas para as melhorias dos programas de assistencialismo no município. O distrito de Mandacaru recebeu o evento na última terça-feira (16) e os direitos de Avencas e Russinhas serão contemplados nos dias 25 e 28 de julho, respectivamente. A conferência municipal acontecerá no CAIC.

Last modified: 18 de julho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content