Distrito de Avencas recebe ação do Outubro Rosa nesta terça (22)

22 de outubro de 2019

Foto: Rcardo Labsstier/SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (22) mais uma ação do Outubro Rosa, campanha que visa prevenir e alertar a população sobre o câncer de mama e do colo do útero. Desta vez, os serviços foram oferecidos na Unidade de Saúde da Família (USF) do distrito de Avencas.

“Como nos distritos o acesso é mais difícil, nós, da Secretaria de Saúde, trazemos os serviços para a população que nem sempre pode se deslocar para o hospital. Quando trazemos estes eventos para a comunidade, ajudamos na prevenção desses tipos de câncer. A nossa ida aos distritos é uma proposta do Prefeito Joaquim Neto, que solicitou um plano de ação para trabalhar o Outubro Rosa na zona rural também”, explicou a Coordenadora das Políticas e Estratégias da Secretaria de Saúde, Érica Ximenes.

Diversos serviços de saúde e de beleza foram realizados, como aferição de pressão, teste de glicose, consulta odontológica, corte de cabelo, maquiagem e design de sobrancelhas. As moradoras também assistiram a uma peça de teatro e a uma palestra que abordaram os temas do autoexame, acompanhamento da própria saúde e os procedimentos que devem ser tomados após o diagnóstico da doença.

“Essa é uma oportunidade que o público feminino tem para conhecer melhor seu corpo e cuidar da saúde, olhando mais para si. As mulheres de Avencas estão sempre seguindo os nossos conselhos quanto a isso. Aqui, a população abraça a causa e isso dá um ótimo resultado”, afirmou a enfermeira da USF, Simone Gomes.

Antônia Maria, moradora do distrito, fez questão de estar presente na ação e falou sobre a importância de se participar de eventos como esse.

“A palestra de hoje foi maravilhosa. É muito bom quando o posto oferece essas ações, pois traz informações importantes sobre a saúde da mulher. Já fiz o autoexame, aferi minha pressão e tudo foi nota dez”.

Além dos distrito de Avencas, as USF’s dos sítios Lagoa do Fernando e Ana Caminha, bem como, do Bairro Nossa Senhora das Graças, também realizaram a ação nesta terça. Para finalizar a campanha do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde realizará uma caminhada no dia 31, saindo da Praça da Matriz, a partir das 15h.

Last modified: 22 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content