Dica de Saúde: Campanha conscientiza sobre o Câncer de Boca

5 de novembro de 2018

A Prefeitura de Gravatá lança um quadro novo no youtube e nas redes sociais. Intitulado: “Dicas de Saúde”, o quadro vai contar com a participação de médicos do município. O objetivo é orientar a população sobre as doenças mais comuns em diferentes épocas do ano e informar sobre os serviços de saúde ofertados pelo município.

No mês de novembro a campanha Sou Azul, que é realizada pela Secretaria de Saúde, ganha mais uma edição. O objetivo da ação é incentivar os cuidados do homem e conscientizá-los sobre a prevenção das doenças de maior incidência.

Uma enfermidade que tem chamado bastante a atenção do Brasil é o câncer de boca. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) esse tipo de enfermidade atinge cerca de 15 mil brasileiros, matando mais de 4 mil pessoas por ano. Os sintomas do câncer de boca são sutis, facilitando o diagnóstico tardio da anomalia. Fazer o diagnóstico precoce com um dentista é o passo mais importante para tratar a doença.

O câncer de boca ocorre com mais facilidade nos homens, que formam 76% do público com essa doença. O cirurgião-dentista Fabiano Mendes trabalha no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), explica quais são as causas do câncer bucal.

“Existem alguns fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento desse tumor, como a herança genética, o hábito de fumar, alcoolismo, exposição excessiva ao sol e manutenção de prótese dentária com falhas.”

O câncer de boca aparece sutilmente através de ferimentos que demoram a cicatrizar nos lábios, sangramentos na boca sem motivos aparentes, caroços, dor na garganta e manchas avermelhadas na cavidade bucal e nos lábios. Devido a sutileza dos sintomas a maioria das pessoas costuma confundir com outras enfermidades, atrasando o diagnóstico e tratamento. No segundo estágio do câncer de boca os sintomas são mais agressivos causando mau hálito, caroço no pescoço, perda de peso e dificuldade de engolir e falar.

Segundo o dentista Fabiano, o melhor tratamento é sempre a prevenção. Ele explica quais passos devem ser tomados após o diagnóstico da doença.

“O tratamento é iniciado com cuidados odontológicos, caso necessário a radioterapia e quimioterapia são recomendadas. Também é possível retirar o tumor por meio de uma cirurgia”.

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Saúde, está disponível para atender os cidadãos que buscam atendimentos odontológicos. A cidade conta com mais de 20 postos de saúde com profissionais qualificados, além de um Centro de Especialidades Odontológicas. Procure um Posto mais próximo da sua casa e não deixe de priorizar a sua saúde.

Last modified: 5 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content