
Foto: Ricardo Labastier/SECOM Gravatá
Na manhã desta terça-feira (02), data em que é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Gravatá, através das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e do Centro de Inclusão de Gravatá – (CIG), promoveu um evento na Praça da Matriz para familiares, amigos e pessoas com autismo do município.
Além dos familiares, crianças e jovens com autismo que são atendidos pelo CIG, estiveram presentes no evento o Prefeito Joaquim Neto, o Vice-Prefeito Danilo Melo e secretários municipais.
Com o objetivo de levar informações e desmistificar conceitos errôneos sobre o autismo, as atividades do evento giraram em torno de palestras, contação de histórias lúdicas sobre a inclusão social, oficinas, brincadeiras, atividades artísticas e distribuição de panfletos informativos.
Além disso, uma equipe de profissionais da saúde e da assistência social realizou atendimentos com o objetivo de identificar e encaminhar possíveis pacientes com autismo para serem acompanhados pelo CIG.
“Temos um crescente número de crianças autistas no município e eventos como esse são importantes para que a população e as famílias adquiram informações consistentes sobre esse transtorno. A conscientização é a única maneira de saber lidar com o autismo da melhor maneira possível,” resgistrou Simone Rocha, a Coordenadora do CIG.
Ellen Kaline, mãe da pequena Helena de 4 anos, que é autista e participa das atividades do CIG, diz que o evento contribui para fortalecer a luta contra o preconceito.
“A partir do momento que foi dado o diagnóstico da minha filha, fiquei aliviada, porque passei a me informar mais sobre o autismo. Isso me ajudou a lidar melhor com a situação. Percebo que depois do acompanhamento no CIG, ela vem tendo muitos avanços. Atualmente, ela faz acompanhamento psicológico, psicopedagógico e de educação física lá no centro. Minha luta maior, hoje, é contra o preconceito e este tipo de evento é fundamental para oferecer conhecimento à população,” enfatizou.
O Prefeito Joaquim Neto aproveitou a ocasião para reforçar o comprometimento da gestão com relação à inclusão social.
“Aqui, o dia da conscientização do autismo não é apenas hoje, mas, sim, todos os dias do ano. Inaugurar o Centro de Inclusão de Gravatá sempre foi um objetivo da nossa gestão e conseguimos isso ainda no ano de 2017. Queremos sempre oferecer apoio aos familiares e responsáveis por essas crianças,” disse.
O CIG completou 2 anos em março de 2018 e oferece atendimento a cerca de 800 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, com algum tipo de deficiência ou transtorno do desenvolvimento. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar que atua nas áreas da saúde, educação e assistência social.
O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas – (ONU) em 18 de dezembro de 2007 para a conscientização da questão.
Conheça mais sobre o transtorno:
O Transtorno do Espectro do Autismo – (TEA), termo mais conhecido nos ambientes médicos e educacionais, afeta o sistema nervoso. O alcance e a gravidade dos sintomas podem variar amplamente.
Os sintomas mais comuns incluem dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.
O reconhecimento precoce, assim como as terapias comportamentais, educacionais e familiares podem reduzir os sintomas, além de oferecer um pilar de apoio ao desenvolvimento e à aprendizagem.
Last modified: 2 de abril de 2019