Dia da Natureza: Alunos da Escola Honório de Abreu Peixoto comemoraram a data no Parque Karawá tã

4 de outubro de 2019

Fotos: Bruno Santana / SECOM Gravatá

Para celebrar o Dia da Natureza, comemorado nesta sexta-feira (04), os alunos da Escola Honório de Abreu Peixoto, localizada no distrito de Uruçu-Mirim, participaram de uma aula passeio no parque ecológico Karawá tã. A atividade faz parte de um projeto de educação ambiental, promovido pela Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Educação. Desde que o parque foi inaugurado na cidade, no mês de junho, uma vez por semana, um grupo de cada escola da rede municipal de ensino é escalado para fazer uma excursão inteiramente gratuita no espaço.

“Temos um convênio com a prefeitura e toda sexta-feira uma escola municipal vem ter aula de educação ambiental em nosso parque. Vivenciar a natureza e poder espalhar essa experiência para a população é nossa grande missão”, pontuou Jaime Marciel Prado, Diretor de Operação do Parque.

Durante a visita, os alunos foram presenteados com um kit contendo boné, folders informativos sobre a reserva e mudas de árvores típicas do local. As crianças também aprenderam sobre a vegetação da Caatinga, bioma no qual o parque está instalado e que também será tema de um concurso de redação para os estudantes da rede municipal de ensino, que foi anunciado pelo Prefeito Joaquim Neto e que será divulgado em breve.

“Esse concurso será uma boa atividade para que nossos alunos coloquem no papel o que estão aprendendo durante essas aulas de campo. É um estímulo para que eles pesquisem mais, leiam e se dediquem à escrita. Vi hoje muita curiosidade e interesse. Foi bom vê-los tirando dúvidas com a bióloga e com os instrutores. É exatamente isso o que queremos despertar, a vontade de aprendizado nas nossas crianças e adolescentes”, destacou o prefeito.

Andreza Maria, 13 anos, falou sobre sua experiência com o passeio e já garantiu que vai se preparar para se destacar no concurso.

“Apesar de ser na mesma cidade, eu moro numa região bem diferente, que tem uma vegetação típica da Mata Atlântica. Achei bem legal conhecer outros tipos de plantas, de clima e ver outros animais que eu só conhecia pelo nome. Agora, eu vou estudar ainda mais pra poder escrever uma boa redação pra esse concurso que vai ter”, explicou.

A Secretária de Educação, Iris Dias, falou sobre a importância do contato dos estudantes com a natureza e já adiantou suas expectativas para o concurso.

“O convívio dos alunos com a natureza tem que ir além da visitação. Aqui, eles aprendem e se divertem, mas, também, é preciso que eles externem essa experiência. Firmamos essa parceria e tenho certeza de que iremos ser presenteados com grandes produções de texto dos nossos estudantes. Nos próximos dias, vamos trazer mais informações sobre a realização desse concurso”, registrou a secretária.

Durante o passeio, os estudantes ainda presenciaram a inauguração de uma sementeira no parque, que foi intitulada de José Manoel. A atitude foi uma homenagem ao funcionário mais antigo da instituição, que há 30 anos cuida e preserva espécies de plantas típicas da região, quando o parque ainda era uma reserva ambiental, que possui uma extensão de 1.600.000m².

Last modified: 4 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content