Depois de 5 anos o Posto I volta a oferecer ultrassonografia para gestantes

18 de fevereiro de 2021

Os atendimentos são realizados às quintas-feiras e a marcação é realizada por meio da Central de Regulação

Na tarde da quinta-feira (18) foi retomado o serviço de ultrassonografia para gestantes no Centro Fernando Veiga Pessoa, conhecido como Posto I, localizado à Rua Izaltino Poggi, no bairro do Prado.

Quem esteve na ocasião foi a nutricionista da equipe multifuncional, Berenice Leandro, a enfermeira Cecília, o coordenador da Atenção Básica, Jairo Teixeira, o gestor administrativo da Atenção Básica, Jandilson José, o coordenador do Posto 1, Júnior Vasconcelos e o médico, Marcel Caldas.

Antes de iniciar os atendimentos foi realizada uma palestra comandada pela nutricionista, na qual foi trabalhado a importância da alimentação saudável, do consumo de frutas e verduras, de se manter hidratado, de usar determinado tipo de alimentos funcionais que ajudam a combater doenças.

De acordo com a nutricionista, Berenice Leandro, a alimentação saudável para as gestantes é muito importante durante o período de gravidez. “A palestra foi focada para gestantes e citei alimentos que podem ser consumidos como as frutas e verduras, legumes, além de chamar a atenção delas para não consumirem tanto café, chocolate, gordura trans, alimentos industrializados e criar a ideia de substituir por alimentos que têm gorduras boas”, enfatizou.

Já a enfermeira que realiza atendimento no Posto 1, Cecília, falou sobre a realização da palestra nesse nível: “É muito bom porque engloba vários assuntos, e hoje foi de suma importância porque acompanhamos pacientes (gestantes nossas) que têm nível elevado de peso. Então, a gente pode fazer uma junção dos assuntos que foram englobados por nossa nutricionista enfatizando o ganho de peso da gestante e a realização de exames pré-natais que são disponibilizados pelo município”.

Após a realização da ultrassonografia para saber sobre a saúde dos seus filhos, em momento único foi proporcionado às mães gestantes uma ultrassom natural, que é uma técnica de pintura feita na barriga da mãe.

Bastante emocionada, a estudante Paloma dos Anjos falou que a tarde proporcionada foi ótima e estava feliz pela pintura feita em sua barriga: “Achei lindo, dá vontade de dormir assim. Quase chorei de emoção”, disse a gestante que agradeceu pelo exame ser gratuito.

O médico, Marcel Caldas, fala do convite pela gestão para voltar a realizar os exames de ultrassonografia no município. “Fui convidado e me deram abertura de trazer minha equipe, fazer do meu jeito, com as projeções para a gestante ver os seus bebês. Como se fosse fazer uma ultrassom de um filho meu, eu faço no SUS, por isso esse time não vai dar errado. Minha missão daqui é que o exame seja melhor do que o particular”.

O coordenador de atenção básica, Jairo Teixeira, conta como é voltar a oferecer os serviços de ultrassom na unidade: “Na perspectiva da gestão e do cuidado ao usuário, oferecer esse serviço não só para as gestantes, mas para a população em geral amplia nossa rede de cuidados. Então, a rede passa a ter o olhar integral de fato, um olhar que observa o indivíduo em todas as suas peculiaridades”, destacou.

O coordenador do Posto 1, Júnior Vasconcelos relata a volta da ultrassom obstétrica após cinco anos sem prestar esse serviço e a melhoria da assistência à saúde. “É com muita alegria que a gente traz o exame de ultrassom obstétrica para o município, todas as quintas serão realizados 50 exames com totalização de 200 exames ultrassonográficos por mês, não só de gestante como também outros tipos de ultrassonografias. A assistência à saúde está melhorando muito e principalmente na parte de diagnóstico”, ressalta.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Last modified: 18 de fevereiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content