Cultura popular e erudita se unem no X Virtuosi Gravatá desta segunda

16 de julho de 2018

 

Foto: Anderson Souza/SECOM Gravatá

O festival Virtuosi recebe nesta segunda-feira (16) às 20h o recital Povo Brasileiro: Cantos do Nordeste com participação do grupo Contracantos & Contraventos sob a regência do maestro Flávio Medeiros. O concerto ocorre na Igreja Matriz de Sant’ana e apresenta elementos teatrais que ressaltam a cultura brasileira através de um repertório com peças nordestinas que valorizam as diferentes matrizes da formação de nosso povo. A programação do X Virtuosi é gratuita.

Incorporando a música vocal e instrumental com elementos da poesia de cordel, gestos sonoros e ritmos pernambucanos, o programa é baseado em obras musicais de tradição oral: aboios, toadas de maracatu, cirandas, coco, caboclinho, frevo e outros ritmos genuinamente pernambucanos.

Criado em 2002 pelo maestro e professor da UFPE Flávio Medeiros, o Contracantos tornou-se um dos principais grupos vocais do nordeste. O grupo transita por repertórios variados, que vão popular ao erudito, de cappellas a ritmos acompanhados por orquestras ou grupos de câmara. Participou de importantes festivais como o Lotus World Music & Arts Festival (EUA)MIMO, dos Virtuosi InternacionalBrasil e na Serra. Também realizou participações especiais nos CDs da OSR, do grupo Sagrama, da Orquestra Virtuosi e da UFPE. O Contraventos foi criado para atuar junto ao grupo coral. Sua formação instrumental possibilita novas combinações e texturas sonoras.

O X Virtuosi tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Baterias Moura, Hotel Canarius e CEPE.

PROGRAMAÇÃO

16.07 – 19h

CONTRACANTOS & CONTRAVENTOS

 

17.07 – 19h

FÁBIO ZANON, violão

 

18.07 – 19h

RECITAL DE ALUNOS

 

19.7 – 19h

HINDEMITH & ELGAR

BRIAN FOUNTAIN, contrabaixo

MASON YU & ERICA TURSI, violinos

JINSUN HONG, viola

ALEX COX, cello

VICTOR ASUNCION, piano

20.7 -19h

JOÃO PAULO FERREIRA, contratenor

VICTOR ASUNCION, piano

21.7 – 11h

CANTO DE UMA NAÇÃO

Cancões Típicas Brasileiras de Heitor Villa-

Lobos

GLEYCE MELO, soprano

MARCELO FERREIRA, baritone

VITOR PHILOMENO, piano

21.7 -19h

UMA NOITE NA ÓPERA

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

ADRIANE QUEIROZ, soprano

RAFAEL GARCIA, regente

22.7 – 11h

RECITAL DE ALUNOS

Last modified: 16 de julho de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content