Covid-19: Profissionais da saúde de Gravatá recebem capacitação sobre o uso correto dos EPI’s

1 de abril de 2020

Fotos: Fernando Da Hora/ SECOM – Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quarta-feira (01) a uma série de capacitações para os profissionais da saúde sobre o uso correto dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), na prevenção e combate à pandemia do Covid-19 no município. As formações estão sendo realizadas no próprio Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa e seguirão até a próxima quarta-feira (08).

“Esses treinamentos são voltados tanto para os médicos, quanto para os enfermeiros, técnicos de enfermagem e os Auxiliares de Serviços Gerais que trabalham no hospital. O objetivo é evitar que os próprios profissionais sejam infectados com o vírus enquanto tratarem de possíveis pacientes que possam surgir na cidade, através do uso correto dos EPI’s. Portanto, a intenção é proteger nossas equipes. Durante a formação, ensinamos a eles todo o processo de paramentação e desparamentação, que correspondem às formas certas de vestir e retirar os equipamentos, que são a máscara, o macacão, os óculos, a toca e a sapatilha pro-pé. A retirada desses materiais é a etapa principal para evitar o contágio. Hoje, o maior índice de contaminação de profissionais da saúde nos países europeus tem sido justamente nesta etapa da desparamentação. É preciso instrumentalizar, preparar e cuidar daqueles que estão na linha de frente nessa luta contra o Coronavírus”, explicou José Hilton, Técnico de Segurança do Trabalho do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa e responsável pelas capacitações.

O treinamento é uma recomendação OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde. As formações ainda envolvem o processo correto da higienização das mãos durante o manuseio de todo o material usado pelos profissionais. Todos esses equipamentos, caso sejam utilizados durante atendimento a pacientes com suspeita ou com confirmação do contágio do vírus, todo um processo específico de retirada e descarte desse material é realizado.

Last modified: 1 de abril de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content