Conversa ao Pé do Fogão: Evento do GAMR homenageará bacamarteiros de Pernambuco no sábado (20)

18 de julho de 2019

Foto: SECOM Gravatá

No próximo sábado (20), com a apoio da Prefeitura de Gravatá, o Festival de Arte e Resistência Cultural – (FEARC), promovido pelo Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – (GAMR), realizará o “Conversa ao Pé do Fogão”. Com o tema “Bacamarte: uma cultura que resiste”, o evento homenageará os bacamarteiros de Pernambuco.

O festival receberá integrantes dos batalhões da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho – (SOBAC), que além de uma roda de conversa que propõe discutir sobre a importância e a história da cultura do bacamarte no estado, farão apresentações para o público com o uso das armas. Participarão da conversa, também, grandes nomes dos grupos de bacamarteiros de Gravatá, como Wagner do Batalhão  78 e Zé Teixeira do Batalhão 103.

“Resolvemos juntar alguns grupos de Gravatá e do Cabo de Santo Agostinho, que é o mais antigo e mais importante grupo de bacamarte do Brasil,  para uma conversa onde os mestres  possam falar sobre esse folguedo, levando conteúdo sobre a expressão cultural e a resistência desse tipo de atividade em Pernambuco,” explica Edson do GAMR, Coordenador do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua.

Com programação extensa, que inicia às 16h, a concentração do evento acontecerá inicialmente no Mercado Cultural. Em seguida, o grupo seguirá em cortejo até a Estação do Artesão, seguido de banda de pífanos e batalhões perfilados em marcha com destino ao Largo da Casa de Taipa do GAMR, localizado na Rua do Cruzeiro, número 421, bairro Cruzeiro, onde serão realizadas as apresentações e as rodas de conversas.

O FEARC acontece no município de Gravatá. Através de diversas atividades, como é o caso do “Conversa ao Pé do Fogão”, o festival tem o objetivo de promover e disseminar a arte, as diversas manifestações culturais e os principais nomes que compõem e mantêm vivas as memórias do Nordeste. Toda a programação é aberta ao público de forma gratuita.

 

Last modified: 18 de julho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content