Consciência Ambiental: 1ª Gincana de Reciclagem mobilizou estudantes da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa

14 de novembro de 2019

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a de Educação, realizou nesta terça-feira (12) a 1ª Gincana Estudantil de Reciclagem com os alunos da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa. Com o objetivo de evitar o descarte incorreto de resíduos recicláveis e promover o interesse dos estudantes pelas questões ambientais, a ação é resultado do programa do Ministério do Meio Ambiente, Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, aderido pela Prefeitura de Gravatá em 2018.

A competição aconteceu entre todas as turmas da escola. Durante 30 dias, os alunos se empenharam em recolher e depositar, em coletores específicos, embalagens plásticas, de metal e papelão, que são produzidas com materiais de fontes renováveis, evitando que fossem destinadas ao aterro sanitário do município. O 1º Ano, do turno da manhã, e 3º, da tarde, foram as turmas que mais conseguiram juntar os materiais e terão como prêmio uma aula de campo, em que conhecerão de perto a estrutura e funcionamento do aterro e do centro de reciclagem do município.

“Conseguimos estimular os estudantes, que abraçaram a nossa ideia e colaboraram com a preservação do meio ambiente. Durante o projeto, tivemos histórias de crianças que conscientizaram os seus vizinhos, mobilizaram as famílias e buscaram alternativas para arrecadarem as embalagens. Podemos afirmar, com toda a certeza, que o saldo foi muito positivo” enfatizou a gestora escolar da instituição, Mônica Samico.

Ao todo, foram arrecadados dois fardos de materiais, que foram entregues ao pai de José Vitor, do 5º Ano, o Sr. José, que trabalha com reciclagem na cidade. Desde a adesão da A3P pela prefeitura, as escolas da rede de ensino e outras repartições públicas do governo municipal têm desenvolvido projetos e estratégias de preservação do espaço natural, através da supervisão da Secretaria de Meio Ambiente.

Para saber mais sobre a A3P, acesse: http://a3p.mma.gov.br/o-que-e/

Last modified: 14 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content