Cultura

Congresso Mariano começa sobre muita emoção nesta sexta

18 de fevereiro de 2017

Com caminhadas que iniciaram nas Igrejas Matriz das Graças, com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e  da Canção Nova com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, de Portugal, teve início o Congresso Mariano em Gravatá, que reuniu autoridades eclesiásticas de vários municípios de Pernambuco e  uma multidão de fiéis com bandeiras, velas e muitos cânticos. Crianças caracterizadas representaram as aparições das santas em Aparecida e Fátima em Portugal. O Grupo santíssima Trindade conduziu os cânticos e louvores junto aos fiéis.

Após a missa na Igreja Matriz houve o  Encontro das procissões no coreto da Praça Rodolfo de Morais, centro de Gravatá. Dom Bernardino Marchiò, bispo diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano, saudou e fez acolhida aos congressistas e seguiu em procissão para a Quadra do Instituto Nossa Senhora de Lourdes junto ao Padre Joãozinho, Padre Fábio (doutor em Mariologia), Pe Fernando, Pe Francisco, Pe Aluisio, Pe Ivemar e representantes de paróquias de vários municípios da Diocese de Caruaru. O prefeito Joaquim Neto e vereadores de Gravatá acompanharam a procissão.

“É gratificante ver um evento dessa magnitude acontecer aqui em Gravatá. Somos privilegiados.”, disse o prefeito.

A celebração de Abertura presidida por Dom Bernardino Marchió, Bispo Diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano, emocionou a multidão presente na quadra das irmãs Salesianas. O Congresso faz parte das celebrações dos 300 anos  do Encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, que iniciou em 12 de outubro de 2016 e vai até 12 de outubro de 2017. Desde então percorre cidades e periferias, lembrando aos pobres e abandonados que eles são os prediletos do coração misericordioso de Deus.

“É uma honra  esse evento acontecer em Gravatá, escolhida entre as 19 cidades da diocese que concorreram para sediar o Congresso” disse Padre da Matriz de Gravatá, João Paulo.

Muitas famílias do município estão hospedando voluntariamente fiéis vindos de várias regiões do Estado.

PROGRAMAÇÃO

Sábado 18 de fevereiro

8h: Acolhida – Credenciamento
9h: Santa Missa
10h:  Palestras:

“Lumen Gentium – Cap. VIII – Maria no mistério de Cristo e da Igreja” (Pe. Fábio José de Farias Leite)
“Aparecida – A mensagem para o Brasil a partir das reflexões do Papa à CNBB na JMJ (Pe. Joãozinho, SCJ)

14h: Palestra: Propostas para a Ação evangelizadora no Ano Mariano (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva, coordenador diocesano de pastoral)
14h45min: Distribuição dos congressistas pelas oficinas
15h-17h: Oficinas (Clique aqui para ver as oficinas)
19h: Caminhada Luminosa em direção ao Cruzeiro com meditação do Terço – Consagração da Diocese à Nossa Senhora – Festa do Povo com a animação do Pe. Joãozinho SCJ.


Domingo 19 de fevereiro – Encontrão Mariano

8h: Oração Mariana – Ofício de Nossa Senhora (com explicação inicial)- Acolhida
9h: Palestras:

“Os Dogmas Marianos” (Pe. Joãozinho, SCJ)
“As devoções marianas e os desvios da espiritualidade mariana” (Pe. Fábio José de Farias Leite )
“Síntese das Propostas para o Ano Mariano na Diocese” (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva)

12h: Missa de Encerramento presidida pelo bispo de Caruaru e presidente do Congresso Mariano e concelebrada pelo clero da Diocese de Caruaru.

Last modified: 18 de fevereiro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *