Comunidade do Bairro Novo é contemplada com Espaço Integrar

17 de março de 2021

Prefeitura inaugura espaço que vai atender diversas famílias da comunidade

Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Assistência Social inaugurou o Espaço Integrar, localizado no Bairro Novo, que atende diversas famílias daquela comunidade, além de incorporar programas sociais como: Criança Feliz, Serviço de Convivência, Leite de Todos e Assessuas que funcionam como uma base, apoio e núcleo para esse espaço.

Estiveram presentes a coordenadora do serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Betânia Simons, os supervisores do programa Criança Feliz, Cícera Alves e Erik Medeiros, o coordenador do programa, Josinaldo Leão, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, a secretária de Assistência Social, Viviane Facundes e executiva Gleyzi Gueiros, e o prefeito padre Joselito Gomes.

Em um momento simbólico e restrito, devido ao COVID-19, foi entregue a um visitador de cada CRAS do Programa Criança Feliz um kit de material didático, brinquedos para que utilizem com as crianças que são atendidas por esse projeto, além de fardamentos e bolsas.

Laisa Torres, estudante de Pedagogia e visitadora do Programa, fala do Espaço Integrar na comunidade e de como os materiais didáticos os ajudam nas visitas nas casas das crianças: “Esse espaço inaugurado hoje proporciona para o pessoal da comunidade muito acolhimento e faz com que os serviços realmente aconteçam e a comunidade perceba isso, o trabalho que está acontecendo. A entrega dos materiais à equipe é de suma importância para que possamos fazer o nosso trabalho nas visitas nas casas das crianças, como brinquedos e as CPIS”.

Para Claudia Juliana, agricultora, o Programa Criança Feliz e o Espaço Integrar são muito importantes para a comunidade local. “O Programa Criança Feliz faz parte da vida das crianças porque tem crianças deficientes que as supervisoras vão na porta entregar atividades. O meu filho desenvolveu muito porque ela levou uns brinquedos, umas tarefas, é muito bom para a criança. E esse espaço na comunidade é muito bom porque quando não tem nada para criança fazer em casa, ela está nesse espaço se distraindo. Criança tem que ser feliz, tem que brincar e se divertir”.

O Espaço Integrar é um ambiente bastante importante e necessário para esta comunidade, pois acolhe crianças, jovens, pessoas adultas e idosas.

A ideia de colocar esse espaço na comunidade é para que as pessoas estejam mais próximas desse programa. Segundo o coordenador do Programa Criança Feliz, Josenaldo Leão: “O intuito desse espaço é trazer para a comunidade o mais próximo possível da gestão, e gestão mais próxima da comunidade. O espaço foi pensado e criado para que as pessoas possam ser realmente atendidas e contempladas por todos programas sociais: Criança Feliz, Assessuas, Serviços de Convivência e Leite de Todos. Então, aqui realmente é um espaço, um novo espaço para que essas famílias e usuários possam ter direito a esses programas sociais”, destacou.

Viviane Facundes, secretária de Assistência Social fala da equipe formada e reafirma o compromisso com as pessoas. “Eu não trabalho sozinha, Graças a Deus, eu formei uma equipe que junto a gestão vai assumir o comprometimento com a comunidade e não viemos aqui para fazer de conta e sim para trabalhar e transformar a vida das pessoas. É por isso, que hoje, estamos entregando mais um espaço que vai servir para comunidade e espero que a pandemia passe logo para que possamos trazer várias coisas que favoreçam as pessoas como um curso de cabeleireiro que em breve será iniciado. Além de buscar sugestões para outros cursos. Então, eu agradeço o empenho da equipe que fica aqui no espaço e conte conosco sempre”, disse.

Na ocasião, o prefeito padre Joselito Gomes, ressalta a importância do Espaço Integrar a população local: “Hoje, a comunidade está recebendo um espaço muito importante e necessário, pois acolhe crianças, jovens, pessoas adultas e idosas no sentido de que todos possam através dos programas e atividade aqui desenvolvidas viver a vida com mais dignidade e respeito. Esses espaços são preparados para que as pessoas sejam bem acolhidas para boas orientações e bom preparo para atividades profissionais, assim podendo crescer. Eu aproveito também para parabenizar a Secretaria de Assistência Social na pessoa da secretária Viviane Facundes e do coordenador Josinaldo Leão, e também a equipe desse espaço que estará desenvolvendo os trabalhos e as várias atividades”.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Marcone Barros

Last modified: 17 de março de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content