Combate às drogas: 580 alunos da rede municipal de ensino participam do encerramento do Proerd 2019 nesta terça (17)

17 de dezembro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

Foi realizada nesta terça-feira (17), na quadra do Salesianas, a cerimônia de encerramento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que contemplou 580 alunos da rede municipal de ensino em 2019. Com o apoio da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Educação, este é um projeto desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com as escolas e as famílias, com o intuito de prevenir o acesso ao mundo das drogas e à pratica da violência entre estudantes da rede pública.

“Esse programa traz uma coisa muito importante, que é o fato de quebrar o tabu de que polícia não pode se aproximar da escola e da família. É possível a polícia chegar até a escola de forma benéfica, sem ser de forma repressiva, vindo, somente, para somar e contribuir”, explicou o Comandante da 5ª CIPM, Ten. Cel. Fábio Batista.

Desde o mês de agosto, o Proerd vem sendo desenvolvido nas Escolas Monsenhor José Elias de Almeida – CAIC e Irmã Judith Ferreira Leite. Com aulas semanais, ministradas pelos próprios policiais, o programa oferece atividades educacionais em sala de aula, que desenvolvem nos adolescentes a necessidade de trabalhar suas potencialidades para o exercício da cidadania, ao mesmo tempo em que se trabalha a conscientização contra o mundo das drogas e da criminalidade.

“É motivador e revigorante entrar em uma escola e ver que os alunos querem aproveitar as boas oportunidades. Eu acredito nessa nova geração, acredito que a educação pode ser mais forte que a violência e que ela é um fator transformador da sociedade”, enfatizou o Sargento Rodolfo, Coordenador do Proerd.

O Prefeito Joaquim Neto, que esteve presente na cerimônia de encerramento, relembrou algumas das parcerias que vêm dando bons resultados no município, como a do Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, igrejas e outras entidades, por exemplo, mas frisou a parceria mais importante para que os jovens tenham um futuro próspero.

“Ter a participação dos pais no processo de formação das nossas crianças e adolescentes é fundamental. A escola trabalha com o conhecimento, mas quem educa é a família. Não podemos deixar nossa juventude à toa. Temos que unir forças para colocá-la no caminho certo, porque isso determina o futuro da nossa cidade”, registrou.

Além do Prefeito Joaquim Neto, do Comandante da 5ª CIPM Ten. Cel. Fábio Batista e do Sargento Rodolfo, prestigiaram também a cerimônia a Promotora de Justiça Fernanda da Nóbrega, o Delegado de Polícia Civil, Altemar Maomed, o Cabo José, além de instrutores do Proerd, e dos Secretários Municipais Dr. Pedrosa, de Segurança e Defesa Social e Iris Dias, de Educação.

Para saber mais sobre o Proerd, CLIQUE AQUI

Last modified: 17 de dezembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content