Comadre Fulôzinha é tema de teatro educativo na Semana do Meio Ambiente

8 de junho de 2017

Fotos: Anderson Souza / SECOM Gravatá

Durante a semana, atividades foram realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, em alusão ao dia mundial do meio ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

O grande destaque da programação foi a participação ativa e constante das crianças e adolescentes, que através das escolas tiveram acesso a atividades como plantio de árvores, visita a usina de energia solar e palestras e teatros educativos.

O grupo de teatro do ICETAG (Instituto Cultural e Ecológico Terra Agreste) apresentou a peça “Comadre Fulôzinha e o Senhor Desperdício” que conta a história da humanidade destruindo a natureza e sentindo os efeitos de suas ações.

Luan Henrique, aluno do 9º ano do GERAR afirma que durante a semana pode repensar sobre seus atos e mudar algumas atitudes em seu dia a dia que farão a diferença para o meio ambiente.

“Aprendi a Reciclar, Reutilizar e Reduzir, e fazer coisas que embora a gente já saiba acaba não fazendo, por isso que acontece essas enchentes e aumento da temperatura.” Disse.

Além de promover uma educação ecológica, o teatro abordou o ente mitológico com uma nova visão, a Comadre Fulôzinha, geralmente citada por pregar peças em invasores da floresta, está sendo trabalhada de forma positiva, a fim de desmistificar essa imagem e ser reconhecida como protetora da natureza.

“Fiquei muito feliz com o resultado, é a estreia desta peça e conseguimos envolver o público, um verdadeiro sucesso. (…) Temos muitas peças educativas prontas, esperando só oportunidades e convites como este para fazer as apresentações.” Afirmou o diretor do ICETAG, Carlos Fester.

Escolas das redes pública (estadual e municipal) e privada participaram das atividades, que serão concluídas nesta sexta (9).O Secretário de Meio Ambiente, Aarão Neto fez um balanço sobre o desenvolvimento da Semana do Meio Ambiente.

“Buscamos passar a mensagem o mais clara e objetiva possível, envolvendo o alunado nas ações e sempre frisando a importância da participação deles nos cuidados e preservação do meio ambiente.” Afirmou.

O trabalho de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente é contínuo, além da semana comemorativa, ações serão executadas regularmente, levando as causas ambientais sempre em pauta nas escolas e comunidades. No mês de julho os educadores das redes de ensino estadual, municipal e privada vão receber uma capacitação promovida pela Secretaria em parceria com a CPRH. O projeto foi intitulado como ”Comadre Fulôzinha” em referência à protetora da natureza gravataense.

Last modified: 8 de junho de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *