CIG comemora Dia Mundial de Conscientização do Autismo

2 de abril de 2021

A data foi criada para combater o preconceito sobre a doença e a Prefeitura de Gravatá comemorou junto às crianças que são atendidas pelo centro

O Centro de Inclusão de Gravatá (CIG) comemorou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo da melhor maneira: junto com as crianças que foram diagnosticadas com o espectro e que são atendidas na unidade.

A data 02 de abril, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, é importante porque alerta a sociedade sobre o transtorno do neurodesenvolvimento e ajuda a derrubar preconceitos. 

A artesã Jaqueline Soares é mãe de Miguel Batista, de 6 anos. Ela fala sobre a experiência dos dois com o CIG. “Miguel teve o diagnóstico de autismo aos três anos e nove meses. Até então ele não tinha desenvolvimento e assim que soubemos o resultado eu procurei o CIG e ele está tendo orientação com neurologista, além de todo atendimento multidisciplinar que ele precisa e é encontrado aqui”. 

Jaqueline fala da evolução de Miguel. “Ele não tinha verbalização, nem contato olho no olho, hoje ele consegue fazer atividade motora, dialogar, sentar para fazer atividades porque antes ele era hiperativo, é uma mudança nítida do início para hoje. Se não tivesse o CIG seria muito difícil a gente ter esse atendimento porque não podemos pagar um plano de saúde”, falou satisfeita.

A dona de casa Mônica Marques, de 37 anos, é mãe de Lara Marques, que tem 6 anos, como José Davi. “É muito importante esse trabalho porque ela desenvolveu bastante. Há três anos ela teve o diagnóstico de autismo leve, nada que pudesse comprometer o desenvolvimento dela, mas mesmo assim, se ela não tivesse o acompanhamento dos profissionais aqui do CIG ela poderia regredir. Ela tem acompanhamento com psicólogo, fonoaudiólogo.

A coordenadora da Educação Inclusiva do CIG, Amanda Monteiro, explicou que “além das aulas remotas do ensino regular, eles têm o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e ele está acontecendo de forma remota atualmente por causa da pandemia. Esse ano nós estruturamos um documento orientador para ofertar esse atendimento através de ferramentas como Google Meet, Whatsapp”.

Ela continua que “o aluno faz a chamada de vídeo com os professores e com uma parceria grande com a família ele realiza aquelas atividades que foram entregues anteriormente e aquelas escolas da zona rural, que não têm esse serviço, também estão sendo atendidas após receberem o material impresso com as orientações claras para a família realizar esse atendimento com o aluno em casa”, conclui. 

O CIG possui atendimento psicológico, psicopedagógico, de neurologista, fonoaudiólogo, massoterapeuta e neuropediatria. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 17h, e o telefone para contato é 3533-3991.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

Last modified: 3 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content