Centro de Inclusão Gravatá promove arraiá junino nesta terça-feira (18)

18 de junho de 2019

Fotos: Fernando da Hora/ SECOM Gravatá

Quando o mês de junho chega, o inconfundível cheiro das comidas típicas e o som do forró pé de serra invadem tudo o que é canto. E não poderia ser diferente no Centro de Inclusão Gravatá – (CIG), que com a  realização da prefeitura, através da Secretaria de Educação, promoveu na tarde desta terça-feira (18) um arraiá todo especial para os familiares e para as crianças e jovens atendidos pelo centro e pelas salas de Atendimento Educacional Especializado – (AEE) do município.

Realizado no prédio do Rotary Club de Gravatá, o evento contou com muita pamonha, canjica, cachorro-quente, bolos, milho, pipoca, sorteio de brindes, como o do tradicional balaio junino, além, é claro, da quadrilha improvisada que animou e não deixou ninguém parado.

“Convidamos todas as crianças do CIG e das Salas de AEE para participarem da festividade. Para as nossas crianças, é muito importante participar do São João desta maneira tão saudável e que também promove a inclusão social. Além das propostas de tratamento em saúde e educação para os jovens com deficiência, o CIG também tem o objetivo de inseri-los na sociedade, através de atividades culturais como essa,” explicou Simone Rocha, a Coordenadora do CIG.

 

“É muito importante incluir as crianças no contexto junino, promovendo inclusão e mostrando a importância desse tipo de festa, já que vivemos em uma cidade que é referência no São João. Esse tipo de evento faz com que elas se sintam acolhidas, além de promover a integração familiar,” falou Tatiana Lima, fisioterapeuta do centro.

 

“Eu estou achando muito bonita a festa de São João aqui do CIG. É importante que nossos filhos tenham contato com esse tipo de festa, pois faz parte da nossa cultura. Todos os organizadores estão de parabéns,” registrou Conceição Silva, mãe de duas crianças atendidas na Sala de AEE da Escola Francisco Galdino Chaves, localizada no distrito de Russinhas.

Além de professores, profissionais do CIG e do AEE, registraram presença na festa o Vice-Prefeito de Gravatá, Danilo Melo, a Secretária de Educação Iris Dias, o Secretário de Saúde Luiz Melo, o Secretário Executivo de Assistência Social e Juventude Fernando Junior e o Secretário Executivo de Meio Ambiente Luís Roberto.

“O trabalho do CIG é importantíssimo, já que oferece um serviço de acolhimento que tem abraçado muita gente que estava desamparada na cidade. Esse momento de convivência é uma forma descontraída de integrar os participantes do CIG às comemorações de São João,” comentou Danilo Melo.

Inaugurado no ano de 2017, o CIG, localizado nas dependências do Parque da Cidade, é um centro multidisciplinar que acolhe crianças e jovens com todos os tipos de deficiência e transtornos do desenvolvimento do município. Com profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, os pacientes recebem tratamentos diversos que minimizam as barreiras impostas pela deficiência. Com o apoio do centro, o AEE promove a inclusão através das salas de recursos multifuncionais que oferecem serviços de psicopedagogia em escolas da rede municipal de ensino. 

Last modified: 18 de junho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content