CAPS promove acolhimento em comemoração à Campanha Janeiro Branco

27 de janeiro de 2021

Evento tratou da atenção voltada às doenças mentais e celebrou o atendimento do Centro de Assistência Psicossocial

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, da Prefeitura de Gravatá, promoveu o acolhimento “Todo Cuidado Conta”, nesta quarta-feira (27), em comemoração à Campanha Janeiro Branco pela Saúde Mental.

A celebração contou com a presença do prefeito padre Joselito Gomes, da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário de Saúde, doutor José Edson, e da secretária executiva Maria Araújo, da secretária da Mulher, Ester Melo, além de pacientes e familiares.

Ângela Torres é uma das pessoas que é atendida no CAPS II. Ela fala da experiência com o atendimento do centro. “É muito importante esse atendimento porque temos psicólogo, psiquiatra, atividades, assistência e quanto mais a gente ocupar a mente, melhor. Além disso, recebo medicações que são muito caras, porque trato de depressão e ansiedade, e essa economia já serve para comprar carne, por exemplo”.

O secretário municipal de saúde, Dr José Edson, fala do tratamento humanizado do CAPS II. “Aqui no CAPS o trabalho é humanizado, o atendimento modificou totalmente. Pretendemos ampliar o centro para outros tipos aqui em Gravatá em breve”.

O prefeito padre Joselito fala como o trabalho do centro é necessário na vida do paciente. “Quando se trata de saúde, a prioridade é máxima e iremos oferecer sempre o melhor. Isso passa pelo tratamento humanizado que é dispensado às pessoas. Não tratamos de meros números, mas tratamos as pessoas como elas querem ser olhadas e acolhidas como tal. A partir daí, acontece a primeira cura, pois a pessoa se sente amada e respeitada”.

O CAPS II atende, atualmente, cerca de 300 pessoas que tratam transtornos graves persistentes e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Esses pacientes têm direito à alimentação, remédios e acompanhamento com equipe multidisciplinar, que conta com médico psiquiatra, psicólogo, enfermeira e técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional e assistente social.

O centro fica na Rua Izaltino Poggi, 33, ao lado do Posto I, no Prado. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (81) 3533-1767.

Saúde da Mulher

O secretário municipal de Saúde aproveitou a ocasião para anunciar que mais um pedido da população, principalmente das gravataenses, será realizado neste início de gestão do prefeito padre Joselito.

Trata-se da Clínica da Mulher, que será inaugurada em breve e vai oferecer atendimento médico com ginecologista, obstetra, exame de ultrassonografia, colposcopia, citologia e atendimento psicológico voltado para as mulheres que vierem a sofrer algum tipo de violência.

Será um atendimento amplo para a população feminina da cidade e o prédio que vai abrigar a clínica já está passando por obras de manutenção.

 

Serviço:

Centro de Assistência Psicossocial – CAPS II
Endereço: Rua Izaltino Poggi, 33, Prado
Atendimento: 8h às 17h
Telefone: (81) 3533-1767

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

 

Last modified: 27 de janeiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content