A tarde desta quinta-feira (29) foi de muita comemoração. A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Assistência Social, em Parceria com a ação de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – (ACESSUAS Trabalho), encerrou mais uma edição de cursos profissionalizantes do Programa Cresce Mais.
Foram 80 jovens e adultos que participaram das oficinas de limpeza de pele, recepcionista, camareiro e de doces e salgados. Com 30 horas de duração, as formações contaram com atividades teóricas e práticas que ofereceram aos alunos embasamento para darem seus primeiros passos em uma nova profissão ou aperfeiçoar a prática de quem já trabalha nessas áreas. Carla Patrícia fez o curso de recepcionista pela primeira e conta que está animada para colocar em prática tudo o que aprendeu nos últimos quatro dias.
“Eu não tive oportunidade de seguir os meus estudos e fiquei muito feliz com essa chance de me capacitar com qualidade e ainda por cima sem pagar nada. Aqui aprendi a ter outra postura e saio bem mais profissional e com muita esperança,” disse Carla, 23 anos.
Brasilina da Silva fez o curso de doce e salgados. A dona de casa já trabalhou na área há muitos anos e viu na oficina uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho.
“Foi uma semana muito gratificante, onde pude reciclar os meus conhecimentos e aprender dicas do momento. Eu só tenho a agradecer pela oportunidade, agora pretendo voltar a trabalhar. Não quero mais que fique só no sonho, vou correr atrás para colocar em prática tudo o que aprendi e recomeçar na área de alimentos,’ destacou.
A parceria entre a Prefeitura de Gravatá e o ACESSUAS Trabalho, programa que oferece cursos para famílias usuárias das política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho, teve início em dezembro de 2017 e já formou cerca de 500 profissionais.
“Esse programa começou através de um pedido do Prefeito Joaquim Neto, que sempre se preocupou em cuidar das pessoas. A gente observa que é um programa que veio para ficar, já vem dando muito certo e só cresce cada vez mais. Já ampliamos os cursos para zona rural, realizando em Mandacaru e pretendemos fazer novas edições nos distritos de Avencas e São Severino,” explica Fernando Júnior, Secretário Executivo de Assistência Social e Juventude.
Novos cursos abertos em setembro. Para se inscrever é preciso que os interessados estejam cadastrados nas Unidades dos CRAS, tenham NIS e possuam idade a partir de 18 anos. As inscrições serão realizadas nas próprias unidades.
Last modified: 29 de agosto de 2019