Campanhas de vacinação terão início na próxima segunda-feira (5)

1 de outubro de 2020

Foto: Bruno Sant’Ana/SECOM Gravatá

A Secretaria de Saúde de Gravatá informa que na próxima segunda-feira (05), será dado início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2020. A iniciativa é do Ministério da Saúde, que busca prevenir crianças e adolescentes de até 15 anos contra diversas doenças infectocontagiosas e contra a poliomielite, especificamente para as crianças de até 5 anos de idade, mesmo que já tenham tomado a dose. A campanha segue até 30 de outubro.

“Essas campanhas são estratégias do Ministério da Saúde para resgatar as crianças que estão com a caderneta de vacinação atrasada. Neste ano, a campanha tem uma importância ainda maior, já que, devido à pandemia de Covid-19, alguns pais acabaram negligenciando as vacinas involuntariamente. É possível perceber que houve uma baixa na vacinação e, quando isso acontece, abrimos uma brecha para doenças perigosas que estão praticamente erradicadas”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Isleide Silva.

A Campanha de Multivacinação engloba todas as vacinas do calendário básico de vacinação, entre elas, as que previnem doenças como DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela, hepatites A e B, varicela e o vírus do HPV. Além disso, a campanha oferece as vacinas pentavalente, Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e Pneumo 10.

Em Gravatá, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município irão oferecer as doses, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h. Para receber as aplicações, a família deve levar as crianças até a unidade mais próxima de sua residência, portando os cartões de vacina e do SUS.

No ano passado, o Ministério da Saúde não promoveu campanhas de multivacinação e contra a poliomielite devido à alta demanda de vacinas contra o sarampo. Em 2020, a vacinação contra a doença também acontece em paralelo para o público entre 20 e 49 anos de idade.

Como medida de prevenção contra a pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde irão orientar as pessoas a manter o distanciamento social durante as aplicações. Além disso, apenas uma pessoa poderá entrar na sala para evitar aglomerações. No caso das crianças e adolescentes, os pais poderão acompanhar.

Last modified: 1 de outubro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content