Campanha de vacinação contra a gripe tem início nesta quarta-feira (10) nos postos de saúde do município

10 de abril de 2019

Fotos: Ricardo Labastier/ SECOM- Gravatá

Seu Miguel, 91 anos, morador do bairro Casa Nova, foi o primeiro a se imunizar contra a gripe em Gravatá. A campanha de vacinação teve início nesta quarta-feira (10) nos postos de saúde e estarão sendo ofertadas até 31 de maio.


“Tomo sempre a vacina da gripe quando tem a campanha. Eu acompanho o calendário de vacinação. Antes, eu ficava gripado, arriado, com febre sempre. Depois que passei a tomar, isso passou. Minha saúde deve vir em primeiro lugar, disse Seu Miguel.

Jamila de Oliveira levou a pequena Júlia de 5 anos para se vacinar também contra o vírus.


“Soube ontem que hoje iniciava a campanha. Trouxe logo minha filha para ficar logo livre da gripe,” falou.

 

Todas as Unidades de Saúde da Família – (USF’s) de Gravatá estarão realizando a aplicação das doses durante o período de campanha. Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação.

A vacina é contra os tipos de gripe H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata.

No dia 4 de maio, considerado o “Dia D” da campanha, será realizada uma mobilização nacional. Em Gravatá, a Secretaria de Saúde, além de continuar com os plantões nas unidades de saúde, montará estruturas em pontos estratégicos da cidade, como é o caso da Praça da Matriz. O intuito é alcançar o maior número de pessoas possível.

Em nosso município, a meta é imunizar mais de 23 mil pessoas, entre elas 90% da população dos grupos prioritários, que são crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, professores das redes pública e privada, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (asma, diabetes, hipertensão), idosos acima de 60 anos, comunidade indígena, População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Em 2018, a Secretaria conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“Essa vacinação é de extrema importância para toda a população, principalmente para os idosos e crianças. A campanha está sendo muito divulgada e isso é ótimo, assim, muitas pessoas serão imunizadas. Estamos esperando vacinar por dia aproximadamente 100 pessoas,” falou Marinalva Lemos, técnica de enfermagem do Posto 1, no bairro do Prado.

Last modified: 10 de abril de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content