Campanha de castração de animais: Prefeitura realiza mais uma ação nesta terça-feira (05)

5 de dezembro de 2018

Foto: Bruna Oliveira/SECOM Gravatá

A Prefeitura de Gravatá, através da Vigilância Sanitária, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco – (UFRPE), está realizando nesta terça-feira (05) mais uma ação gratuita da campanha de castração de cães e gatos no município. Cerca de 70 animais estão sendo castrados na Escola da Serra.

Essa é a terceira edição da campanha de castração de 2018. O intuito é garantir o controle da natalidade, tanto de gatos, quanto de cães. Desta vez, os cuidados estão sendo voltados exclusivamente para os felinos, para evitar a “esporotricose” (doença transmitida pelos gatos) no estado de Pernambuco. A doença, que é transmitida pelo fungo “Sporothrix schenckii” pode assolar tanto os gatos, quanto pode ser transmitida ao ser humano. A medida é uma forma de evitar a proliferação desenfreada dos animais, como também, é uma forma de prevenção do surto no município.

O Secretário Executivo da Vigilância Sanitária, Carlo Romero explica sobre os cuidados com os gatos e a importância da castração.

“É necessário que tenhamos um controle de natalidade dos animais para a segurança deles e das pessoas. Com a castração, nós também conseguimos evitar o aumento de animais nas ruas. Essa iniciativa do Prefeito Joaquim Neto tem contribuído bastante com os animais e moradores”, falou.

O projeto conta com a atuação de mais de 60 alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da UFRPE. O intuito da campanha também é contribuir com a formação prática e acadêmica dos estudantes. A aluna do 7° período, Ozana Gomes, comenta sobre a oportunidade de estar atuando no projeto.

“Na universidade, nós temos aulas teóricas e aqui podemos colocar em prática tudo o que aprendemos. É uma oportunidade de nos prepararmos para o mercado e de contribuir com esta ação. A prefeitura disponibilizou uma ótima estrutura para nós e contribuiu com o nosso aprendizado”, disse.

Diversos moradores estão seus bichinhos para realizarem o procedimento. Suzana de Souza levou duas de suas gatas para que a cirurgia fosse realizada e falou o que achou do procedimento.

 

“Estou muito satisfeita e feliz por ter conseguido castrar minhas gatas. Sei da importância dessa cirurgia. Os médicos estão fazendo um ótimo atendimento”, disse.

 

Os donos de gatos interessados em realizar o procedimento cirúrgico ainda podem se dirigir ao local com os animais.

 

Cuidados intensivos com os animais
Ainda pensando no bem-estar dos animais de grande porte da zona rural do município, a Prefeitura de Gravatá está realizando visitas com especialistas para auxiliar os produtores do campo nos cuidados e reprodução dos animais.

Last modified: 5 de dezembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content