
Foto: Divulgação/ SECOM Gravatá
Com o apoio da Prefeitura de Gravatá, a Paróquia de Sant’Ana, através do Padre João Paulo, realizará nesta sexta-feira (31), no município, a tradicional “Caminhada do Venerável”, procissão, seguida de missa, em alusão ao aniversário de morte de Frei Damião.
A procissão terá início às 19h e sairá da Igreja Matriz de Sant’Ana. A peregrinação seguirá até a Capela de São Miguel Arcanjo, localizada no bairro Riacho do Mel, também conhecida como Capela de Frei Damião, onde uma missa solene será celebrada por freis da Ordem dos Frades Capuchinhos, ordem religiosa que Frei Damão fez parte.
Historicamente, a Capela de São Miguel Arcanjo foi marcada por ter sido o local onde o frei celebrou sua primeira missa, no ano de 1931. A data da procissão marca os 22 anos de morte do religioso, que faleceu em 31 de maio de 1997, em Recife. Anualmente, cerca de 8 mil fiéis se juntam no município para prestar as homenagens ao venerável.
FREI DAMIÃO
Frei Damião dedicou 66 anos de sua vida a peregrinar por diversas cidades do Norte e Nordeste do Brasil pregando o evangelho. Quando chegava a uma cidade, era recebido com festa e tratado com carinho, pois todos queriam ouvir suas palavras. Era presença esperada para levar conforto à casa de algum enfermo.
Ele foi um religioso católico italiano. Sua primeira missa foi nos arredores de Gravatá, em Pernambuco, na capela de São Miguel, no Riacho do Mel. Todo mês de maio,realiza-se em Gravatá, as festividades de Frei Damião. Uma grande caminhada que sai da Igreja Matriz de Santa’Ana, no centro, vai até a Capela do Riacho do Mel. O título de Venerável foi dado a Frei Damião pelo Vaticano, no dia 8 de abril desse ano. Esse fato representa o primeiro passo para a canonização do frei pela Igreja Católica.
Last modified: 31 de maio de 2019