Cadastramento biométrico: Prefeitura e TRE intensificam campanha no município

20 de setembro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier/ SECOM Gravatá

O Prefeito Joaquim Neto se reuniu nesta terça-feira (19), com o Juiz Eleitoral Luiz Célio Leite, técnicos do Cartório Eleitoral, secretários municipais e administradores distritais para tratar do processo de cadastramento biométrico dos eleitores que votam em Gravatá.

A parceria entre a prefeitura e o Tribunal Regional Eleitoral – (TRE) tem otimizado o serviço e agilizado o processo de cadastramento no município. Desde o início de 2018, a prefeitura tem disponibilizado 10 funcionários para auxiliar os técnicos do Cartório Eleitoral a conseguir atender a demanda, para que, até as eleições de 2020, todos os eleitores da cidade já tenham sido cadastrados.

“Tem sido muito importante esse apoio que estamos recebendo da prefeitura, já que tem agilizado bastante o nosso atendimento e evitado filas de espera. Nossa meta é que todos os eleitores de Gravatá façam esse cadastramento e estejam aptos para votar nas próximas eleições, cumprindo seu papel de cidadão, mantendo seus benefícios e fazendo valer seus deveres e direitos,” falou o o juiz eleitoral, que finalizou dizendo que novas campanhas de conscientização serão realizadas em escolas, instituições e, também, na zona rural, para que toda a população realize o cadastro de biometria o quanto antes. 

O prefeito reafirmou o compromisso com a Justiça Eleitoral e se pôs à disposição para intensificar a campanha.

“Vamos mobilizar todos os gravataenses para conseguirmos bater a meta de 100%. É importante que todos tenham seu título em dia, pra que ninguém tenha prejuízo. Estar em dia com a Justiça Eleitoral também é um ato de cidadania,” ressaltou.

 

Sobre o cadastramento biométrico:

A revisão do título de eleitor com coleta biométrica é feita de forma gratuita. Quem não fizer o cadastramento poderá sofrer restrições no CPF, perder benefícios de programas sociais, como o Bolsa Família, deixar de efetuar matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, deixar de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos. Os agendamentos são realizados de forma online, todas as sextas-feiras, através do site do TRE. No dia marcado, é preciso levar um documento de identificação com foto e comprovante de residência em seu nome ou nome de um parente.

O horário de atendimento no próprio Cartório Eleitoral é das 8h às 14h, na rua Nair Gomes, 165-179 – Norte. Os atendimentos sem agendamento para biometria são apenas para as 50 primeiras pessoas por dia. Dentre as 50, 20 são atendimentos prioritários.

Last modified: 20 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content