Banda XV de Novembro comemora os 123 anos com reinauguração de sede e apresentação em praça pública

15 de novembro de 2017

Fotos: SECOM Gravatá

O feriado da Proclamação da República foi comemorado de forma especial em Gravatá. Logo cedo o Prefeito Joaquim Neto, autoridades municipais e comunidade civil participaram do hasteamento da bandeira em frente à Prefeitura. A banda XV de Novembro, aniversariante do dia, foi o destaque da programação. Pela manhã, sob a regência do Maestro Adelson Pereira, os músicos desfilaram pelas ruas da cidade.

A programação se estendeu durante a tarde com reinauguração da sede da Sociedade Musical. O prefeito Joaquim Neto ressaltou a importância da banda para a história e cultura da cidade.

“São 123 anos de muita tradição. A banda do XV é um orgulho para todo gravatense, é um celeiro de músicos, daqui descobrimos grandes artistas que levam o nome de Gravatá para mundo a fora. Meus parabéns a todos que compõem a banda e em especial ao maestro Adelson pela determinação e dedicação”. Disse.

Logo após a reinauguração, moradores e turistas foram presenteados com o concerto da banda na Praça Arãao Lins de Andrade. A apresentação teve Participação especial do Spok Quinteto e da Big Band Conservatório Pernambucano (Maestro Duda) sob a regência do Professor Nino.

“Esse é um momento muito importante, onde todos nós músicos, comemoramos ao lado maestro Adelson e de sua grande equipe. O maestro é um grande professor que vem mudando a vida de milhares de pessoas, através da música. Gravatá tem sorte de ter a banda XV. Uma cidade que não tem banda, que não tem música é uma cidade menos saudável”. Afirmou o Maestro Spok, um dos convidados do evento.

Dona Maria da Paz veio com a família prestigiar a banda e saiu encantada do concerto.

“Que noite maravilhosa. O maestro Spok convidou algumas mulheres para subir ao palco e realizei meu sonho de cantar com ele. Dentro de cada Pernambucano tem a essência do frevo, hoje pude relembrar cada carnaval que já vivi. Volto para casa extasiada com a noite de hoje”. Disse.

A Sociedade Musical  XV de novembro foi fundada em 1894 e é considerada patrimônio vivo do estado de Pernambuco. Atualmente a banda é composta por 38 integrantes.

“Tenho um grande orgulho de fazer parte dessa banda e dar continuidade ao trabalho de meu pai, Maestro Bombardino. Nossa grande missão é compartilhar conhecimento e manter viva a nossa cultura, através dos nosso jovens”. Finalizou Adelson Pereira, Maestro da banda há 23 anos.

Last modified: 15 de novembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *