Aprova Brasil: Professores da rede municipal participam de formação nesta quarta (18)

18 de setembro de 2019

Foto: Bruno Sanr’Ana/SECOM Gravatá

Professores da rede municipal de ensino participam durante esta quarta-feira (18), no prédio da Escola Cônego Eugênio Villanova, do terceiro encontro de formação continuada do programa Aprova Brasil. 

Promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Editora Moderna, e aderido pela Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Educação, o Aprova Brasil é um programa de formação continuada que tem o objetivo de capacitar os professores de Língua Portuguesa e Matemática a desenvolverem atividades pedagógicas em sala de aula com o intuito de ampliar as competências leitoras e matemáticas dos estudantes. 

Além disso, o programa visa melhorar o desempenho dos alunos nestas disciplinas, na Prova Brasil, avaliação em larga escala que avalia essas áreas do conhecimento nas turmas de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal, e 3° Ano do Ensino Médio nas escolas da rede estadual em todo o país, sendo os resultados obtidos nesta prova utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Essas oficinas funcionam como um acréscimo na formação acadêmica dos professores, pois, aqui, eles aprendem novas formas de trabalhar os conteúdos, debatendo métodos e estratégias de ensino. Embora a principal ideia do Aprova Brasil seja levantar o IDEB do município, o maior benefício dele é o fato de poder proporcionar a troca de conhecimento entre os profissionais da educação”, pontuou a Coordenadora Pedagógica de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Cabral.

O Professor de Língua Portuguesa da Escola Amenayde Farias Farias do Rego Barros, Paulo Fernando, falou sobre a produtividade do encontro.

“Vejo essa capacitação como uma reunião de alinhamento, já que além de nos ajudar na nossa prática pedagógica, também faz com que nós, professores, possamos aprender com a experiência dos colegas, também. Fico feliz em saber que nossos índices de aprovação estão subindo após esses encontros”.

Eli Marcos é um dos formadores do programa na área de Matemática e falou sobre o que foi trabalhado durante a formação.

“Hoje, trabalhamos conteúdos como, espaço e forma, álgebra e atividades que contribuem para a interação dos alunos e professores. Essas aulas ajudam, também, na identificação, por parte dos profissionais, dos principais problemas de aprendizagem apresentados pelos estudantes, para que novas estratégias sejam traçadas”, disse.

As oficinas contam com materiais didáticos, disponibilizados pela Editora Moderna, incluindo livros de exercícios que também serão trabalhados com os alunos. Cada caderno tem uma proposta didática pautada na resolução de atividades como leitura e interpretação, além de resolução de problemas matemáticos, em consonância com a Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), sistema de avaliação responsável pela formulação e aplicação da Prova Brasil. 

As atividades são realizadas a cada dois meses e, em 2019, já foram feitas no mês de maio e julho. A etapa final será no mês de novembro.

Last modified: 18 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content