Alunos participam de capacitação sobre tratamento e qualidade da água

22 de março de 2018

Fotos: Anderson Souza/ SECOM Gravatá

Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água e a Prefeitura de Gravatá, em parceria com a Compesa e o PSA Ipojuca proporcionou um trabalho de conscientização sobre as atividades realizadas no tratamento de água do município.

Durante a palestra, alunos das Escolas Amenayde Farias (Municipal), EREM Devaldo Borges (Estadual) e Pequeno Príncipe (Privada) receberam materiais informativos e debateram sobre a qualidade da água e o tratamento que está sendo realizado no Rio Ipojuca. O local escolhido para a palestra foi na Estação de Tratamento da Compesa, onde é realizado o processo de limpeza da água que será despejada no Rio Ipojuca. 

“Foi incrível ver que com esse trabalho a realidade será outra. O rio será mais limpo daqui há uns anos e vai ter mais animais, a cidade vai ficar mais bonita e nossos filhos poderão usufruir de um novo cenário.” Disse a estudante Clara Silva, 15 anos.

O Engenheiro Sanitarista do PSA Ipojuca, falou sobre os trabalhos que estão sendo realizados no Rio Ipojuca.

“Nesta primeira etapa, 40% da população de Gravatá terá tratamento dos esgotos e o programa será estendido para que atinja 100% da população do município. O Programa passará por todas as cidades que o Rio Ipojuca corta, o que nos dá uma estimativa de dez anos para que toda a água que está sendo despejada no rio seja tratada.” Explicou.

O Secretário de Meio Ambiente, Aarão Netto, destacou a importância de envolver as crianças e adolescentes nos projetos e transformá-los em cidadãos conscientes.

“Gravatá está fazendo sua parte com o tratamento dos resíduos e devolvendo a água tratada para melhorar a qualidade do Rio Ipojuca e essa geração precisa saber o que está acontecendo na cidade onde mora, até porque elas serão as maiores beneficiadas com esse trabalho. Elas saem daqui com a missão de repassar o conhecimento de que Gravatá vai ter um diferencial e irá se destacar tanto na questão ambiental quanto na saúde e que é necessário o apoio da comunidade e a educação de não poluir o rio, não jogar lixo e tornar mais eficaz o trabalho que vem sendo realizado pelos órgãos públicos.” Falou.

A programação continua durante a noite, com palestra sobre Melhoramento e Cuidado com a água no município, ministrada pelo Secretário de meio Ambiente, Aarão Netto e o Educador Ambiental Mário Alves. O evento será realizado no Rotary Club, a partir das 20h e é aberta ao público.

Last modified: 22 de março de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *