Alunos da rede municipal de ensino participam da prova do Saeb

29 de outubro de 2019

Fotos: Ricardo Labastier / SECOM Gravatá

Desta terça-feira (29), até o dia 1º de novembro, alunos da rede municipal de ensino de Gravatá participam da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb 2019. Estudantes da Educação Infantil, 2º, 5º e 9º Anos de todas as escolas da zona urbana do município passarão pelos exames, que têm o objetivo de medir a qualidade do ensino da Educação Básica no município e em todo o país.

“Preparamos nossos alunos e professores para que seja feita uma boa avaliação do que está sendo o ensino público em nossa cidade. A partir desses resultados, poderemos saber em que precisamos melhorar, para investirmos ainda mais na Educação Básica de Gravatá”, pontuou a Secretária de Educação, Iris Dias.

A prova do Saeb é uma avaliação de larga escala que compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, do Ensino Fundamental e Médio dos municípios, estados e Distrito Federal, em toda a rede pública de ensino. Promovida pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, as provas, no âmbito municipal, contêm questões de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º Ano e demais etapas do Ensino Fundamental que são avaliadas.

Em 2019, a novidade é a participação por amostragem dos alunos da Educação Infantil também, que fornecerão informações socioeconômicas por meio de questionários, como também já acontecia com as outras etapas. Além disso, os alunos do 9º Ano responderão a questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Maria Izabel, aluna do 9º Ano, da Escola Amenayde Farias do Rego Barros, contou que se preparou bastante para fazer uma boa prova.

“Estudamos muito. Tivemos aulas de reforço na escola e, com certeza, darei o meu melhor nessa prova, porque eu sei que isso vai interferir na melhoria da qualidade da educação em nossa cidade. Tanto eu, quanto os outros estudantes, só temos a ganhar com isso” enfatizou.

O Prefeito Joaquim Neto fez questão de desejar uma boa avaliação aos alunos que participarão dos exames.

“Esse é um momento muito importante para o nosso município, já que nossos alunos podem dizer na prática como está sendo o ensino na cidade. Nosso compromisso é melhorar cada vez mais a qualidade do que está sendo ensinado. Minhas expectativas são as melhores e espero que nossa nota do Ideb suba este ano, graças ao trabalho diário, que está sendo realizado pelos profissionais da educação gravataense”, destacou.

Last modified: 29 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content