Alunos da escola da ODIP recebem palestra e apresentam projetos sobre o meio ambiente nesta segunda (10)

10 de junho de 2019

Foto: SECOM Gravatá

Na manhã desta segunda-feira (10), os alunos do Centro de Formação do Menor Carmem de Oliveira e Silva, escola municipal que funciona no prédio da ODIP, receberam uma palestra sobre a preservação da natureza e apresentaram diversos projetos pedagógicos sobre a temática.

O evento teve início às 9h com a palestra do Supervisor Ambiental do município, Mário Alves, que discutiu sobre a importância da preservação dos elementos naturais, através do projeto “Cumade Fulozinha,” que tem o intuito de disseminar nas escolas municipais o desejo de valorização da história de Gravatá, das suas lendas e da sua cultura, além das discussões relacionadas às questões ambientais. Em seguida, estudantes de todas as turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da instituição apresentaram cartazes, cordéis e danças sobre o assunto.

A professora de Língua Portuguesa, Raquel de Melo, comentou sobre a organização do projeto e como ele ajudou a melhorar o desempenho dos alunos.

“Hoje preparamos cartazes, apresentações em formas de cordéis, poesias e danças. Nesses trabalhos, que foram desenvolvidos nos últimos dias, descobrimos vários talentos e isso reflete na vida de cada um, dentro e fora da sala de aula. Além disso, os alunos aprenderam, não só a produzir textos poéticos, mas também a desenvolver atitudes que preservam o meio ambiente”.

A estudante do 7º Ano, Rayany Maria, participou de uma das apresentações e falou o que achou das atividades.

“Hoje apresentei sobre a Cumade Fulozinha e gostei bastante de ter trabalhado esse tema, porque aprendemos a enxergar esse personagem do nosso folclore, como alguém que protege as matas e esse é o nosso principal objetivo nesse projeto, que é preservar o meio ambiente. Assim, aprendemos a cuidar da natureza que Deus nos deu”.

A gestora da escola, Joanita Rúbia, falou sobre a importância de levar esta temática para os alunos e como foi toda a preparação do evento.

“Trabalhamos todo o mês de maio para realizar da melhor forma todas as apresentações. Mario Alves visitou nossa escola, nos propôs a Semana do Meio Ambiente e nós abraçamos a causa. Nos projetos, discutimos sobre a proteção dos animais, sobre o meio ambiente, a coleta seletiva do lixo e sobre as lendas nordestinas. É essencial que eles tenham consciência para manter o meio ambiente preservado de forma participativa e responsável”.

O evento fez parte da Semana do Meio Ambiente, programação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, em parceria com a Secretaria de Educação. O objetivo da iniciativa é o de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente,celebrado no dia 6 de junho, através de diversas atividades artísticas e socioambientais nas escolas da rede municipal de ensino, a cada dia durante toda a semana.

Last modified: 10 de junho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content