Alistamento no Serviço Militar: Jovens gravataenses nascidos em 2002 devem se alistar até o dia 30 de setembro

1 de setembro de 2020

Fotos: Vanessa Bastos / SECOM Gravatá

Devido à pandemia de Covid-19, foi prorrogado neste ano o prazo do alistamento militar para os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020. Eles têm até o dia 30 de setembro para se cadastrar no sistema do Exército Brasileiro.

Para executar o procedimento, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br, com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais. Também é possível realizar o alistamento de forma presencial, na sede da Junta Militar, que fica localizada no prédio da Prefeitura de Gravatá. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

“Estamos cumprindo todo o protocolo de segurança, com uso obrigatório de máscaras, higienização com álcool em gel, distanciamento e atendimento individualizado. Mesmo diante da pandemia, não paramos os serviços por aqui”, pontuou a Secretária Interina de Governo, Taciana Medeiros.

O jovem que não se alistar pode ser punido com uma multa. Além disso, quem não regularizar a situação pode ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, ingressar em uma universidade, ser fichado em um emprego formal, entre outras sanções.

“Estamos com um sistema bem prático e rápido. No mesmo dia em que o jovem gravataense se alista, ele já recebe o Certificado Militar Único – CMU, conhecido como reservista. Temos registrado um crescimento de jovens e adultos que estão emitindo o documento. Somente em 2020, já são mais de 500 reservistas emitidas na nossa Junta Militar”, destacou Marlene Lourenço, secretária da Junta Militar de Gravatá.

Durante visita técnica de rotina à sede gravataense, o 1º Ten. do Exército Brasileiro, Marcos Vinícius Dilélio, Delegado de Serviço Militar, elogiou a organização e atendimento da Junta Militar do município.

“Gravatá possui uma das melhores Juntas Militares da região, sempre prestando um excelente atendimento e de forma rápida. A regularização documental também está sempre muito bem atendida face às suas necessidades. Parabenizo a excelência nos trabalhos que a junta gravataense vem desempenhando”, registrou.

Last modified: 1 de setembro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content