Agentes comunitários de saúde participam da segunda etapa da capacitação sobre arboviroses

16 de outubro de 2019

Foto: SECOM Gravatá

Na manhã desta quarta-feira (16), a Secretaria de Saúde promoveu a segunda etapa da capacitação sobre arboviroses para os agentes comunitários de saúde do município. A formação foi realizada no auditório da Secretaria de Educação e contou com a participação de 80 profissionais.

O objetivo do encontro foi discutir as formas de contágio e os sintomas de doenças causadas por arbovírus, como a dengue, zika e chikungunya, bem como as formas de prevenção. Além disso, os agentes receberam instruções sobre como orientar a população na identificação e combate da transmissão dos vírus.

“Com o cenário em que o nosso país se encontra, com grande incidência dessas doenças, vimos a necessidade de capacitar as equipes da Atenção Básica para que, junto com a vigilância ambiental, possamos oferecer o melhor serviço de saúde para a população. É importante capacitar a categoria dos agentes, pois são eles que estão nas casas dos moradores regularmente, orientando, informando e acompanhando as famílias. Além disso, eles precisam estar atentos e conscientes sobre a responsabilidade que eles têm, no combate às endemias no município”, explicou o Assessor da Vigilância Ambiental, Rodrigo Leal.

A agente comunitária de saúde, Jucilene dos Santos, falou sobre a importância de estar sempre presente nas capacitações que são promovidas pela prefeitura.

“É sempre hora de aprender e levar mais conhecimento para a população, pois é pra isso que estamos aqui. Essas reuniões são muito importantes, porque é através delas que podemos adquirir ainda mais conhecimento para contribuir com a qualidade da saúde de toda a cidade”.

A formação fez parte de uma programação de capacitações dividida em duas etapas, através de palestras e discussões. O encontro da primeira etapa foi realizado no dia 18 de setembro, encerrando-se o segundo momento nesta quarta.

Para saber mais sobre as arboviroses, acesse: http://unimed.coop.br/portalunimed/cartilhas/o-que-sao-arboviroses/

Last modified: 16 de outubro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content