Abertura do ano letivo 2020 da rede municipal de Gravatá foi realizada nesta segunda (10)

10 de fevereiro de 2020

Fotos: Fernando da Hora / SECOM Gravatá

Com a presença do Prefeito Joaquim Neto e da Secretária de Educação Iris Dias, a abertura do ano letivo 2020 da rede municipal de ensino de Gravatá foi realizada nesta segunda-feira (10). Com palestras e oficinas, o encontro dos professores, coordenadores pedagógicos, gestores e vice-gestores escolares foi no Hotel Canariu’s. Os motoristas do transporte escolar e os auxiliares de serviços administrativos educacionais ASAE’s também receberam capacitações nos auditórios da Secretaria de Educação e da Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP).

Sob o tema “A Inovação no Processo Educativo”, a programação para os profissionais do magistério contou com a palestra “Sistema de Gestão Educacional, Gestão Administrativa e Portal Educacional”, ministrada por Thaymara Carneiro, e com oficinas em grupos que trataram das inovações nas práticas pedagógicas. Segundo as Coordenadoras das Escolas do Campo, Maria Valquécia e Lilian Viviane, a abertura do ano letivo é o primeiro de muitos encontros de formação continuada que acontecem o ano todo para os professores e as equipes de gestão escolar.

“Um importante diferencial que temos no nosso calendário de formação continuada é o trabalho intensivo com os professores, tanto da zona urbana, quanto da rural, já que os alunos do campo e da cidade estão inseridos em contextos sociais diferentes, havendo a necessidade de que o trabalho pedagógico seja adaptado a cada realidade para que as variáveis sejam contempladas, criando oportunidades igualitárias para todos os estudantes do município. Isso tem acontecido de forma exemplar no governo de Joaquim Neto, pois temos recebido todo o apoio que precisamos. O resultado tem sido ótimo” enfatizou Valquécia

“A satisfação em trabalhar com a formação dos nossos colegas é grande. O acolhimento que recebemos da Secretaria de Educação, do prefeito e a valorização do profissional nos motiva e nos dá ainda mais vontade de contribuir e melhorar a educação de Gravatá”, completou Lilian.

 

“Trabalhar com educação não é só ter uma profissão, é ter uma missão. Sou filho de professora e sei bem das dificuldades que eles encontram em uma sala de aula. Nós entendemos que é preciso que haja formação continuada o ano inteiro, dando apoio e possibilitando a construção de novos conhecimentos. Portanto, nosso trabalho é diário e estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Investir na educação é investir no futuro da nossa cidade”, registrou o prefeito.

A professora Érica Etiene, que esteve presente nas atividades desta segunda, falou sobre o impacto das formações na pática docente do dia a dia, no trabalho com os estudantes em sala de aula.

“Temos participado de encontros e formações o ano inteiro e isso tem feito uma grande diferença. Essa troca de experiências, os novos conhecimentos aprendidos, os novos desafios lançados, tudo isso estimula a nossa prática e o resultado é refletido em sala”, disse.

Durante o encontro, também foi anunciada a adesão de um sistema online que será utilizado por toda a rede.

“Esse sistema vai facilitar bastante a vida dos professores, diminuindo bastante o trabalho burocrático, já que os diários de classe serão substituídos pela plataforma. Essa ferramenta também cumprirá um de nossos grandes objetivos, que é trazer a família pra mais perto da escola, fazendo com que os responsáveis dos estudantes possam acompanhar todo o processo educativo, durante todo o ano,” explicou a Secretária de Educação.

Além do acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, como o registro e checagem das notas e frequência, a plataforma online também permitirá que funcionários, estudantes e familiares possam acompanhar o cardápio e o fornecimento da merenda, bem como, os horários dos transportes escolares, permitindo, ainda, o envio de avisos aos responsáveis das crianças e adolescentes. As matrículas e transferências entre as instituições da rede municipal também poderão ser feitas através do sistema. Para que o aplicativo comece a ser instalado, os profissionais passarão por treinamento e receberão tablets para o uso da plataforma.

Nos encontros desta segunda com os demais profissionais da educação, a palestra “A preparação do alimento como instrumento de qualidade na produção de refeições”, ministrada pelos nutricionistas Débora Santos, Larissa Lucena e Paulo Patrício, foi direcionada para os funcionários que trabalham com a merenda escolar. Já para os motoristas, foi ministrado o “Curso para condutores de transporte escolar”, com o instrutor David Eduardo. As aulas da rede municipal têm início nesta quarta-feira (12).

Last modified: 10 de fevereiro de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content