
Fotos: Bruna Oliveira/ SECOM Gravatá
A Unidade de Saúde da Família – (USF) Auta Soares Villar, localizada no Cruzeiro II, realizou na manhã desta quarta-feira (14) a 2ª edição do mutirão hiperdia, projeto que visa oferecer um mutirão de serviços de saúde em um mesmo dia para os pacientes com histórico de hipertensão e diabetes. Cerca de 150 pessoas foram atendidas nesta quarta.
Durante a ação, além da aferição da pressão arterial, do nível de glicemia, da medição do índice de gordura corporal, avaliação odontológica, nutricional e médica, também foram atualizados os cadastros dos pacientes hipertensos e diabéticos. Exames também foram realizados entre a comunidade, com o objetivo de identificar possíveis novos casos das doenças.
“Hoje, estamos dando continuidade ao projeto do mutirão hiperdia. Essa é uma maneira de estar perto dos pacientes e de realizar a identificação precoce de possíveis diabéticos e hipertensos entre os moradores. Ao fazer essa triagem, podemos oferecer tratamento o mais rápido possível, tanto para quem já tenha essas enfermidades, como para quem já apresente tendência para o desenvolvimento da hipertensão e da diabetes,” explicou Isis Baima, Supervisora de Território da Secretaria de Saúde.
No evento, palestras educativas, ministradas por enfermeiros da USB e por profissionais de saúde do NASF, abordaram temáticas como a alimentação saudável e a importância da prática de atividades físicas no combate a essas doenças.
“Estamos tentando atingir o maior número possível de pessoas que são hipertensas e diabéticas no município. Esse mutirão é uma forma de melhor atendê-los, conscientizando e oferecendo serviços específicos, a fim de minimizar os transtornos que tais patologias crônicas causam nos indivíduos,” acrescentou Vanice Magalhães, enfermeira da unidade.
Maria das Dores da Silva, grávida de 8 meses e paciente da UBS, desenvolveu hipertensão durante a gestação e, desde então, vem sendo acompanhada pelos profissionais.
“Soube do evento através da enfermeira daqui do posto e fiz questão de comparecer. Tenho sido auxiliada em tudo, desde o pré-natal, até nas orientações de maneiras como devo controlar a minha hipertensão e alimentação. Me sinto mais segura com o conhecimento adquirido durante essas ações,” registrou.
A 1ª edição do Mutirão Hiperdia foi realizada em junho deste ano, atendendo cerca de 200 pacientes da unidade.
Last modified: 14 de agosto de 2019